quarta-feira, dezembro 16, 2009

Unidade 4-atividade 7 conceitos e currículos

Unidade 4-atividade 7 conceitos e currículos


Desafios e possibilidades de integração de tecnologias ao currículo

Idéias principais do Texto
“Sejam quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração entre tecnologias e currículo, hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.”

“Estudos sobre o uso das tecnologias na educação, investigam a integração entre tecnologias e desenvolvimento curricular.”

“a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”

“... a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.”

“Com esta integração, a sala de aula é transformada em um laboratório, gerando experiências de ensino e de aprendizagem ativa.”
“a adoção de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias para proporcionar a integração de diferentes mídias ao currículo, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno. “
“Os resultados podem ser analisados, observando os registros digitais e suas produções.”

“Quando se desenvolvem trabalhos com projetos, as tecnologias constituem o suporte à sua realização.”

“No processo de integração de tecnologias ao currículo, há uma produção colaborativa de conhecimentos, gerando aprendizagem e desenvolvimento do currículo.”




Questionamentos da página 22:


1 – O que é currículo?

Currículo não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. “São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas”.
“Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida”.


2 – Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, com destaque para a facilidade no acesso de informações, que ampliam o universo do currículo. O professor quando tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza, as TICs constituem-se ferramentas com grande potencial para as mudanças na sala de aula, no ensino e na gestão, redimensionando o papel do escola e do professor.
3 – Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
A integração entre tecnologia e o currículo escolar ainda é uma experiência que não conseguiu mobilizar o sistema educacional como um todo. Essa integração é mais presente na rede particular de ensino. Nessa perspectiva, fazem-se necessárias políticas educacionais que possibilitem o aparelhamento das escolas públicas a fim de que se possa ao menos melhorar essa integração tecnologia e currículo educacional na rede pública.
A integração das tecnologias podem trazer contribuição ao currículo a medida que o professor conheça as tecnologias, (não é preciso grande competência na área de informática), mas que tenha clareza do uso dos objetivos, de sua área de atuação para a utilização das tecnologias com seus alunos na sala de aula.

4 – Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

O desenvolvimento de projetos tem que ser pensando na direção do aluno, pois o efeito positivo da integração da tecnologia só é visível quando os professores utilizarem com os alunos novos formalismos para tratar e representar a informação, apoiar os alunos a construir conhecimento significativo, para desenvolver projetos integrando criativamente as tecnologias no currículo. Os projetos e as tecnologias quando caminham juntas favorecem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente quando temos alunos que tem as tecnologias integradas ao seu dia a dia.

ATIVIDADE 4.6 - RELATO DO PROJETO DE TRABALHO

ATIV. 4-6 “RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO”
Tema do Projeto: Homem X Mulher
O Projeto partiu de um bate papo em uma aula de Formação Religiosa sobre o comportamento dos homens em relação às mulheres. Havia saído no jornal da cidade uma noticia sobre o assassinato de uma mulher a facadas pelo companheiro. O motivo era ciúme. O tema desenrolou-se em torno do que os homens pensam sobre traição e as mulheres do porquê da discriminação dos homens em relação as mulheres e a o fato de quererem ser livres, independentes. Falou-se sobre o machismo. Algumas meninas disseram que os homens são machistas por que as mães o fazem ser assim pelo comportamento e atitudes das mães. Ex. Não deixar um filho lavar a louça, passar roupa, cozinhar etc. e aí por diante. Acreditando sempre no grande potencial de nossos alunos, e como o tema vinha de encontro aos seus interesses, montar o projeto após esse debate foi fácil.
As atividades foram desenvolvidas com alunos dos 8º anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado. Após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto foram divididos em grupo de cinco para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização as atividades postadas no blog http://edemarco.blogspot.com sobre o tema “Homens X Mulheres”. O presente tema provocou discussões e polêmica de ambas as partes. Com o intuito de incentivá-los a aprofundarem o assunto sugeri que postassem comentários no blog dando a sua opinião sobre o tema (estão postados no blog). A atitude dos alunos em relação o trabalho foi gratificante, pois verificamos o empenho e o interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Alguns alunos sentiram dificuldades para postar comentários no Blog, pois tiveram que criar um endereço eletrônico, porém com orientação das professoras de Ensino Religioso e a Professora do Laboratório de Informática criaram seus endereços eletrônicos e conseguiram escrever e enviar. A experiência de criar um e-mail foi marcante. Mesmo sem ter computador em casa, os alunos podem acessar seu e-mail na escola e trocar idéias com colegas.
Temos apenas dez máquinas no Laboratório, e com isso à postagem provocou um pouco de tumulto, pois cada um queria expor sua idéia em relação ao tema.
Após a aula no laboratório de informática, na aula seguinte, reuniram-se os grupos para construírem o trabalho. O que fariam e como fariam. Pedi que para culminar o trabalho deveriam criar um texto ou entrevistar pessoas do sexo oposto de diferentes idades, elaborar um roteiro de uma peça teatral ( podiam basear-se no vídeo assistido) sobre a temática trabalhada em aula, de maneira que pudessem traduzir o que puderam refletir sobre o tema e se posicionem sobre a igualdade entre os sexos e se eles vislumbram o dia em que ela será atingida. O texto poderia ser apresentado oralmente (em formato de um telejornal, Telenovela, Entrevista gravada com uma máquina digital ou celular ou filmadora, desde que em que pudessem registrar o pensamento das pessoas e ser editada e apresentada na TV aos colegas, ou uma peça de teatro, por exemplo) pelos alunos em sala de aula, de forma a ser trabalhado a oralidade e também a socialização da informação com todos. O objetivo foi atingido, pois concluíram que somos diferentes em gênero, mas não somos desiguais, pois ambos possuímos capacidade de criar, trabalhar com competência em qualquer área de conhecimento ou profissão. Na quarta aula houve a apresentação dos trabalhos. Alguns apresentaram artigos, em sua maioria fizeram entrevistas, apenas dois grupos, um de cada turma fez uma pequena encenação do assunto. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram: o computador (editar as entrevistas) e a internet como fonte de pesquisa, a máquina digital para filmar as entrevistas.
Alguns trabalhos serão postados no blog http://edemarco.blogspot.com

ATIVIDADE 5 - PLANO DE AULA

UNIDADE 4-ATIV. 4.5 – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS

PLANO DE AULA

Autor: Elizabeth Regina Demarco Instituição: E.M.E.F.Pinheiro Machado

Co-autores: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Estrutura Curricular: Pluralismo Cultural

Tipo de Pesquisa: Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final regular

Componente curricular: Orientação sexual

Tema: Homens X mulheres (relação de gênero)

Dados da aula:

1ª Atividade: Inicia-se a aula no laboratório de informática assistindo um

Vídeo no youtube com tema homens x mulher

http://www.youtube.com/watch?v=poiZ6ZGKEdw&feature=player_embedded. Incentivar um debate sobre o comportamento do homem e da mulher. Ao olhar o vídeo quais os aspectos tratados? Vocês acham que os homens e as mulheres são diferentes? Os homens são tratados de forma diferente das mulheres na sociedade? Por quê?

2ª Atividade: Comentar com os alunos que a feminilidade, na cultura brasileira, é associada ao âmbito doméstico (cuidar da casa e dos filhos), à fragilidade e à vaidade. Dessa forma, mulheres são, em geral, pensadas como boas professoras (pois saberiam cuidar melhor de crianças), mas péssimas executivas (pois não seriam tão competitivas) ou policiais (por conta de uma suposta fragilidade física). Ainda hoje é motivo de espanto ver mulheres executando tarefas tradicionalmente masculinas, como lutar no exército ou dirigir táxis e ônibus.

Os alunos deverão observar as fotos postadas no blog http://edemarco.blogspot.com/ Uma de um homem lavando louça e a outra de uma mulher cozinhando. Deverão postar comentários no Blog sobre as seguintes perguntas:

As figuras representam a igualdade de funções? É sempre assim?

• O comportamento da sociedade atual é assim? Ou diferente?

• É comum um homem lavando a louça? É comum uma mulher cozinhando?

• O que vocês acham disso? Foi sempre assim?

3ª Atividade: Comente com a turma que, com base nas teorias sobre gênero, cientistas sociais mostram que associamos determinados corpos (machos ou fêmeos) a diferentes comportamentos e sentidos culturais. Homens e mulheres são, por isso, pensados como intrinsecamente diferentes em termos de suas características, desejos, capacidades e habilidades. Ainda que, na vida real, tais diferenças sejam bem menos marcadas. Afinal, homens e mulheres exercem todo tipo de atividade e, desde o surgimento do feminismo, cada vez mais mulheres participam ativamente da esfera pública, antes restrita aos homens. Hoje, mulheres participam da política com grande destaque (elas ocupam a presidência no Chile, na Argentina, na Índia, na Finlândia e na Irlanda, por exemplo) e lideram poderosos conglomerados. Ainda assim, idéias sobre feminilidade não mudaram tanto quanto poderíamos imaginar, como mostra a revista VEJA na Sala de Aula de 31 de agosto de 2009 http://veja.abril.com.br/saladeaula/310809/para-onde-foi-o-feminismo.shtml

4ª atividade: a fim de concluirmos às atividades realizadas em aulas, os alunos (em grupos de quatro) deverão criar um texto ou entrevistar pessoas do sexo oposto de diferentes idades, elaborar um roteiro de uma peça teatral ( podem basear-se no vídeo assistido) sobre a temática trabalhada em aula, de maneira que consigam traduzir o que puderam refletir sobre a mesma e se posicionem sobre a igualdade entre os sexos e se eles vislumbram o dia em que ela será atingida. Este texto será apresentado oralmente (em formato de um telejornal, Telenovela, Entrevista gravada em uma máquina digital que deverá ser editada e apresentada na TV aos colegas, ou uma peça de teatro, por exemplo) pelos alunos em sala de aula, de forma a ser trabalhado a oralidade e também a socialização da informação com todos.

Duração das atividades: 04 aulas

Conhecimentos prévios: Ter conhecimentos prévios de informática de edição de filmes para passar na TV.

Estratégia e recursos da aula: Explanação das atividades propostas e dos objetivos da aula, dividir a turma em grupos, distribuição do tempo para cada atividade, proporcionar acesso a internet e informar sites para pesquisa, organização das produções e explanação das informações pelos alunos.

Recursos educacionais adicionais na aula: Internet, gravuras, Máquina digital para gravar as entrevistas.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo através da observação, do empenho individual e coletivo de cada aluno e pelas produções e socialização das informações.

Sites para pesquisa:

http://www.revistadatribuna.com.br/a_edicoes/revista_02_09/capa.htm

http://blog.cronicanet.com.br/profissoes-femininas/

Unidade 4- Atividade 4 – Experiências com Integração de tecnologias ao currículo

Unidade 4- Atividade 4 – Experiências com Integração de tecnologias ao currículo

Nas reuniões pedagógicas por disciplina foi socializada com todos os professores a experiência desenvolvida por alguns professores no projeto. Coordenado pela professora de religião, Elizabeth Regina Demarco cujo tema era Bulemia e Anorexia e a coordenadora do Laboratório de informática no turno da manhã Profª. Mirian Nogueira.

Síntese dos Grupos:

Grupo 1

1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa

2-Atividade envolvida: Produção de texto

3-Objetivos das atividades: desenvolver habilidades de produção textual

4-Conteúdos trabalhados: Temas sobre Bulemia e Anorexia

5-Tecnologias utilizadas: Office Word

6-Duração da atividade: 2 aulas (Uma para escrever e outra para digitar)

7-Conhecimentos adquiridos: Expressar-se através da criação te um texto sobre o tema.

8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão.

Grupo 2

1-Disciplina envolvida: matemática

2-Atividade envolvida: O calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) mostrando se o seu peso está adequado para sua altura.

3-Objetivos das atividades: calcular a massa corpórea.

4-Conteúdos trabalhados: operações básicas.

5-Duração da atividade: 1 aulas

6-Conhecimentos adquiridos: A importância que o peso fique na faixa de normalidade pois as pessoas com sobrepeso ou obesidade tem muito mais chance de terem outras doenças como diabetes, problemas do coração, pressão alta etc.

7-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar os limites de seu corpo

8-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro como forma de assimilação dos conhecimentos.


Grupo 3

1-Disciplina envolvida: história

2-Atividade envolvida: uma pesquisa na Internet sobre o padrão de beleza em outras sociedades e épocas.

3-Objetivos das atividades: Reconhecer os diversos padrões de beleza em outras sociedades e tempos.

4-Conteúdos trabalhados: Anorexia e Bulemia

5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.

6-Duração da atividade: 2 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas mídias

8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.

Grupo 4

1-Disciplina envolvida: ciências.

2-Atividade envolvida: a discussão sobre o que leva uma pessoa a ser gorda já no início da adolescência.

3-Objetivos das atividades: Identificar os riscos dos distúrbios alimentares resultantes da obediência aos padrões de beleza.

4-Conteúdos trabalhados: Dietas hipocalóricas diárias; Os medicamentos usados para combater a fome e que consequentemente agem no cérebro e causam dependência; Os medicamentos que diminuem a absorção de gordura, como o Xenical, provocam diarréia (com conseqüente perda de água) e impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem na gordura); O uso de alimentos light (de baixas calorias);

5-Tecnologias utilizadas: internet

6-Duração da atividade: 3 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: Conhecimento sobre as doenças do século

8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar-se como são e as outras pessoas independentes do seu corpo. Não descriminar.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

Grupo 5

1-Disciplina envolvida: Educação Física

2-Atividade envolvida: Debate

3-Objetivos das atividades: provocar um debate perguntando: como se trata um jovem gordo.

4-Conteúdos Conhecimento do Corpo Humano, reeducação alimentar, aumento de exercícios físicos,

5-Duração da atividade: 1 aulas

6-Conhecimentos adquiridos: os motivos pelos quais nos alimentamos.

7-Atitudes que os alunos aprenderam:

8-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

Grupo 6

1-Disciplina envolvida: Ensino Religioso

2-Atividade envolvida: leitura crítica das campanhas publicitárias

3-Objetivos das atividades: identificar o padrão de beleza disseminado pela mídia

4-Conteúdos trabalhados: capas de revistas que expresse de alguma forma um padrão de beleza.

5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.

6-Duração da atividade: 1 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: Que a idéia de que felicidade, sucesso, saúde e apelo sexual não dependem do que o indivíduo aparenta.

8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar as pessoas como são.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS COM PROJETOS

Unidade 4 Atividade 3 – Socializando Experiências com Projetos

Professores envolvidos: Elizabeth Regina Demarco – Profª. de História e do laboratório de Informática – Professora de Religião -Profª. de Língua Portuguesa: Leonara – Profª. Ciência: Iusara - Profª. de Educação Física: Nelsie - Prof. de Matemática: Gleber

TÍTULO: BULEMIA E ANOREXIA,

JUSTIFICATIVA

Costumo levar revistas para que os alunos escolham temas para serem trabalhados em Ensino Religioso. Na verdade trabalhamos mais sobre temas que possam auxiliar a formação étnica e valores aos nossos alunos.

O presente trabalho originou-se de uma reportagem que saiu na revista Veja Edição 1653, 14 de junho de 2000. “Magras que doem”. Fala sobre as consequencias da bulemia. Sobre o padrão de comportamento da mídia em relação a beleza. “Temos de exigir que a mídia reflita a variedade e celebre as diferenças entre as mulheres, em vez de se ater a uma única imagem”.

Moda e saúde poucas vezes trilham caminhos paralelos. E, no caso das modelos, o almejado padrão estético está na direção oposta à dos mais básicos preceitos para uma vida saudável. Ao fazer esse alerta, a Revista VEJA mostra números que, embora ainda não sejam alarmantes, indicam uma perigosa tendência para a juventude, principalmente no caso das mulheres, as maiores vítimas da anorexia. Considerando os riscos desse distúrbio alimentar, resolvemos fazer uma trabalho com os alunos do 8º ano e eles deverão pesquisar na internet o que puderem sobre bulemia e anorexia para concluírem o quão são relativos os conceitos de beleza, quando comparados aos de um organismo sadio. Após deverão fazer um filme no Movie Maker e apresentar a turma no data show e ou criar e postar no site da escola os trabalhos.


OBJETIVOS

Identificar os riscos dos distúrbios alimentares resultantes da obediência aos padrões de beleza.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Português, Ciências, Ensino Religioso; Matemática, História e Educação Física.


DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

1. A primeira atividade é conversar com os alunos e pedir uma boa definição de estar saudável. Segundo um documento de 1946 da Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de "um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou moléstia". Esclareça para a turma que a saúde não é obtida só pelo combate às doenças ou com a melhoria dos procedimentos médicos. Ela não é um fenômeno isolado, mas um estado que considera o indivíduo em seu contexto social, econômico e ambiental.

2. A segunda parte do trabalho é fazer um levantamento dos hábitos dos alunos. Cada um deverá analisar se o seu estilo de vida é muito ou pouco saudável.

3. Será proposta uma tarefa que pode ser bem divertida, mas que poderá provocar tumulto. A turma deverá fazer uma lista das pessoas que consideram bonitas e "gostosas", justificando a escolha. Depois, deverão estabelecer algum padrão de beleza, nos traços fisionômicos e nas proporções do corpo. Destacar as diferenças das preferências pessoais e mostrar que o diferente é apenas isso - diferente -, não melhor ou pior.

4. O professor de Educação Física provocará um debate perguntando: como se trata um jovem gordo? As respostas devem girar em torno de reeducação alimentar, aumento de exercícios físicos, medicamentos para diminuir o apetite (anorexígenos) e ansiolíticos, bem como apoio psicológico e familiar e, em casos de problemas hormonais, medicação específica.

5. Discutir com os alunos qual pode e deve ser a ação da família, principalmente dos pais. Quem é gordo, afinal? O professor de Matemática deverá convidar a turma a analisar o índice de massa corpórea (IMC) de cada um - o peso dividido pelo quadrado da altura. Eles não precisam divulgar os resultados. Reforçar a idéia de que saúde é estar na faixa normal e que o IMC é apenas uma estimativa - não leva em consideração o tipo físico da pessoa. Como exemplo, sugerir uma comparação com as medidas de Mike Tyson, em 1999: 1,81 metros de altura e 101 quilos. Ele seria considerado um homem obeso?

6. Um trabalho interessante é fazer uma leitura crítica das campanhas publicitárias. O professor de Religião poderá levar capas de revistas que expresse de alguma forma um padrão de beleza. A partir destas imagens, solicitar que os alunos, separados em grupos de meninas e meninos, identifiquem quais as características comuns encontradas nas pessoas expostas nas capas. Meninos devem descrever características masculinas e meninas, características femininas. O objetivo é identificar o padrão de beleza disseminado pela mídia Elas vendem a idéia de que felicidade, sucesso, saúde e apelo sexual dependem do que o indivíduo aparenta. Vale destacar que a indústria da dieta movimenta 50 bilhões de dólares por ano, só nos Estados Unidos.

No Laboratório de Informática

7. A professora de ciências deverá levantar a discussão sobre o que leva uma pessoa a ser gorda já no início da adolescência. Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Devem aparecer os seguintes tópicos: excesso de alimentos falta de atividade física, ansiedade e outros distúrbios de afetividade, tendência familiar, problemas hormonais (excesso de insulina ou cortisol e hipotireoidismo), alterações no crescimento. Alertar que, quanto mais tarde se tomar uma atitude, mais difícil será combater o problema e maior o risco de surgir os diabetes.

. Também deverão analisar as seguintes informações na internet:

§ Dietas hipocalóricas diárias;

§ Os medicamentos usados para combater a fome e que consequentemente agem no cérebro e causam dependência;

§ Os medicamentos que diminuem a absorção de gordura, como o Xenical, provocam diarréia (com conseqüente perda de água) e impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem na gordura);

§ Existem dois tipos de anorexia: a restritiva e a do tipo bulímico - pesquisar sobre ambas;

§ O uso de alimentos light (de baixas calorias);

§ Os benefícios da ginástica;

8. A professora de história levará os alunos ao laboratório de informática onde deverão fazer também uma pesquisa na Internet sobre o padrão de beleza em outras sociedades e épocas. Será sugerido alguns sites de pesquisa (anexo). Em alguns lugares da Polinésia, a "gostosona" é a mulher gorda.

Após todas as informações colhidas através de pesquisas na internet deverão realizar um vídeo sobre anorexia e bulemia.

9. A pesquisa poderá ser realizada em grupos de cinco alunos e como forma de registro, sugere-se assim como a criação do filme em Movie Maker que cada grupo crie um blog ou inclua a atividade no blog da escola http://edemarco.blogspot.com.

LISTAGEM DE RECURSOS:

- Máquina digital ou filmadora

- Computador ( Movie Maker)

- Scanner

- Data show

- Revistas

PERÍODO DA ATIVIDADE:

Dois meses

COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS

- Ter conhecimento sobre computador e os Office Word e Excel.

- Saber usar o scanner e a máquina digital ou filmadora.

- Ter conhecimento sobre edição e produção de filmes no Movie Maker.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

O aluno (a) será avaliado pela apresentação do trabalho, pelo seu desempenho na atividade, pela criatividade e pelo filme produzido conforme solicitado.

Sites de Pesquisa:

http://veja.abril.com.br/140600/p_076.html

http://forum.portalsonic.com/index.php?showtopic=5129&mode=threaded&pid=124080

http://www.sobre.com.pt/beleza-feminina

http://www.bolsademulher.com/beleza/padroes_de_beleza-4177-1.html

http://padrao.debeleza.com.br/

http://avidapodesermaisleve.com.br/2009/10/feio-e-achar-se-feio/

Foi muito interessante observar os alunos na execução deste projeto. Como trabalho no laboratório de informática, sou professora de religião e de História pude observar bem a realização dos trabalhos.

Eles realmente se empenharam e levaram a tarefa a sério, visto que os alunos já tinham conhecimento dos programas necessários para realizá-lo, alcançando objetivo previsto, apresentando trabalhos bem elaborados, fazendo bom uso dos recursos utilizados.

É importante destacar que atividades em que os alunos devem criar, fazer uma produção para apresentar, utilizando recursos tecnológicos, proporcionam maior interesse e interação, utilizam melhor sua criatividade.

O trabalho teve êxito, por ser um assunto polêmico e que despertava curiosidade.
Através dessa atividade os alunos perceberam que pesquisar revistas e na internet não é apenas para ser usado para ver moda ou jogos, MSN, ou Orkut, a internet e as revistas torna possível a pesquisa em tempo real, e que, os mesmas são indispensáveis no processo ensino aprendizagem.

Concluímos que desenvolver atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos serve como um grande motivador para qualquer aula. Os alunos pesquisaram os sites sugeridos e desenvolveram habilidades como: Aprender a respeitar a opinião do outro, esperar a sua vez de falar, expressar-se por escrito criando textos no Word. Tabular dado da Massa corpórea, criar filmes em Movie Maker, gravar nas máquinas digital e muito mais.

No Blog http://edemarco.blogspot.com/ criado pela Profª. Elizabeth Demarco com o Objetivo de registrar os trabalhos dos alunos e professores da Escola Pinheiro Machado encontra-se algumas experiências no laboratório com os alunos.