Unidade 4- Atividade 4 – Experiências com Integração de tecnologias ao currículo
Nas reuniões pedagógicas por disciplina foi socializada com todos os professores a experiência desenvolvida por alguns professores no projeto. Coordenado pela professora de religião, Elizabeth Regina Demarco cujo tema era Bulemia e Anorexia e a coordenadora do Laboratório de informática no turno da manhã Profª. Mirian Nogueira.
Síntese dos Grupos:
Grupo 1
1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
2-Atividade envolvida: Produção de texto
3-Objetivos das atividades: desenvolver habilidades de produção textual
4-Conteúdos trabalhados: Temas sobre Bulemia e Anorexia
5-Tecnologias utilizadas: Office Word
6-Duração da atividade: 2 aulas (Uma para escrever e outra para digitar)
7-Conhecimentos adquiridos: Expressar-se através da criação te um texto sobre o tema.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão.
Grupo 2
1-Disciplina envolvida: matemática
2-Atividade envolvida: O calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) mostrando se o seu peso está adequado para sua altura.
3-Objetivos das atividades: calcular a massa corpórea.
4-Conteúdos trabalhados: operações básicas.
5-Duração da atividade: 1 aulas
6-Conhecimentos adquiridos: A importância que o peso fique na faixa de normalidade pois as pessoas com sobrepeso ou obesidade tem muito mais chance de terem outras doenças como diabetes, problemas do coração, pressão alta etc.
7-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar os limites de seu corpo
8-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro como forma de assimilação dos conhecimentos.
Grupo 3
1-Disciplina envolvida: história
2-Atividade envolvida: uma pesquisa na Internet sobre o padrão de beleza em outras sociedades e épocas.
3-Objetivos das atividades: Reconhecer os diversos padrões de beleza em outras sociedades e tempos.
4-Conteúdos trabalhados: Anorexia e Bulemia
5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas mídias
8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.
Grupo 4
1-Disciplina envolvida: ciências.
2-Atividade envolvida: a discussão sobre o que leva uma pessoa a ser gorda já no início da adolescência.
3-Objetivos das atividades: Identificar os riscos dos distúrbios alimentares resultantes da obediência aos padrões de beleza.
4-Conteúdos trabalhados: Dietas hipocalóricas diárias; Os medicamentos usados para combater a fome e que consequentemente agem no cérebro e causam dependência; Os medicamentos que diminuem a absorção de gordura, como o Xenical, provocam diarréia (com conseqüente perda de água) e impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem na gordura); O uso de alimentos light (de baixas calorias);
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: Conhecimento sobre as doenças do século
8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar-se como são e as outras pessoas independentes do seu corpo. Não descriminar.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.
Grupo 5
1-Disciplina envolvida: Educação Física
2-Atividade envolvida: Debate
3-Objetivos das atividades: provocar um debate perguntando: como se trata um jovem gordo.
4-Conteúdos Conhecimento do Corpo Humano, reeducação alimentar, aumento de exercícios físicos,
5-Duração da atividade: 1 aulas
6-Conhecimentos adquiridos: os motivos pelos quais nos alimentamos.
7-Atitudes que os alunos aprenderam:
8-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.
Grupo 6
1-Disciplina envolvida: Ensino Religioso
2-Atividade envolvida: leitura crítica das campanhas publicitárias
3-Objetivos das atividades: identificar o padrão de beleza disseminado pela mídia
4-Conteúdos trabalhados: capas de revistas que expresse de alguma forma um padrão de beleza.
5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.
6-Duração da atividade: 1 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: Que a idéia de que felicidade, sucesso, saúde e apelo sexual não dependem do que o indivíduo aparenta.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar as pessoas como são.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário