quarta-feira, novembro 25, 2009

UNIDADE_3_ATIVIDADE_3. 3_ATIVIDADE 3.4

PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Atividade 3.3: Conhecendo repositórios de material digital
1) Título: Dores de colônia
2) Ensino Fundamental Final
3) Componente Curricular: História
4) Tema: Relações sociais, a natureza e a terra
5) Endereço da página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=872
6) Endereço do vídeo: http://www.dominiopublico.gov.br
7) Descrição: O objetivo do vídeo é conhecer o processo de colonização brasileira nos anos de 1531 a 1549. É um vídeo produzido pela TV Escola que através do teatro de bonecos fala sobre os primeiros anos de colonização e seus principais acontecimentos de uma forma muito criativa chamando a atenção do aluno.

1. Título: Lixo e Natureza não combinam!
2. Ensino Fundamental Final
3. Componente Curricular: Historia
4. Tema:
5. Endereço da página:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529

Descrição:
Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
ATIVIDADE 3.4

ACERVO DE DVDs DA TV ESCOLA
A Escola Municipal Pinheiro Machado possui em seu acervo a coletânea de 100 DVDs fornecidos pelo Ministério de Educação.

EXEMPLOS

EDUCAÇÃO : l. AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM (O que é a avaliação?; Ciclo de aprendizagem e avaliação) Convívio escolar(Toda a Criança na Escola, a Violência na escola,

GEOGRAFIA: Série que mostra a riqueza geográfica e ambiental do Brasil, numa viagem por algumas de suas mais importantes paisagens, urbanas e naturais. Ex.
1. Rio São Francisco (l'53'');
2. Fernando de Noronha (1'57'')
3. Belém (1'45'')

HISTÓRIA: Brasil 500 anos: um novo mundo na TV (Série que relata a aventura das grandes navegações nos séculos XV e XVI, encenada por bonecos. A Chegada dos portugueeses ao Brasil, em 1500, as primeiras peripécias do processo de colonização, assim como idéias, costumes, fatos políticos e econômicos do período). Disco 11 Brasil 500 anos: O Brasil - República na TV (bonecos explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Programa que analisa o processo de leitura e os vários aspectos envolvidos nessa atividade. O ato de observar as letras ni papel e a compreensão de um texto inteiro. Ex. Orto e grafia (série com 40 programas em que o teatrode fantoche é utilizado para explicar questões de fonética e ortografia para as crianças. Gramática da Nossa Língua portuguesa dividida em 4 partes.

LITERATURA: Mestres da literatura (Série que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros como Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Lima Barreto e Mario de Andrade, particularmente a vida pessoal e profissional de Cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e suas principais publicações em DVDs de no máximo cada um de 29'53'')

MATEMÁTICA: Série de DVDs que mostra a relação entre Matemática e Arte(Arte e Matemática- Parte I e II) nos mais variados meios e expressões. Enquanto a Matemática apresenta a face mais rígida e estruturada da criação artística, a Arte representa a face mais intuitiva e lúdica do pensamento matemático. Matemática na vida-Razão e Proporção (série que aponta a riqueza das possibilidades na construção do conhecimento, utilizando conceitos matemáticos de razão e proporção, baseados em situações significativas e prsentes no contexto cultural do aluno).
Muito mais DVDs com Seções especiais Para o Ensino Médio ( Fazendo Escola, Com Ciências Sala de Professor, Como Fazer? A Escola.




DEPOIMENTO DE PROFESSORES

Na EMEF Pinheiro Machado os professores utilizam o acervo de DVDs da TV Escola a bastante tempo

De acordo com o depoimento de alguns colegas da escola que utilizaram estes recursos multimídia, concluiu-se que:

“A utilização dos DVDs da TV Escola contribuem para o aperfeiçoamento profissional dos educadores”.

“O trabalho que é realizado com filmes, ou material da TV Escola enriquece nossas aulas auxiliando na qualidade da educação de nossos alunos”.

“Os alunos possuem experiência como telespectador, assistem a vários tipos de programas e filmes na TV em suas casas, mas de forma passiva. Na sala de aula o professor proporciona momentos em que o aluno possa confrontar com a sua realidade, possa ser discutido e analisado o filme.”

“O vídeo motiva o professor rever sua prática, articular o currículo da escola com o vídeo”.
“Eu gosto muito de trabalhar Porta Curtas Petrobrás com a coleção Curtas na Escola, com alto potencial didático, todos apropriados para uso em todos os níveis de ensino”.

Nenhum comentário: