sexta-feira, novembro 03, 2006

A EDUCAÇÃO E UM NOVO OLHAR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS

Vivemos sob a égira da era da informática, da eletrônica, dos meios de comunicação. As mudanças que estão ocorrendo exigem da escola uma mudança no fazer pedagógico: propiciar formação continuada dos professores, abertura dos currículos, deixando espaço para que a educação informal, voltada para a formação crítica dos educando, supere a educação formal, o saber sistematizado, linear, distante da realidade do aluno, oferecido pelas escolas tradicionais. Precisa formar pessoas ativas, capazes de viver no mundo da imagem e da informação, seres humanos hábeis para construir seus próprios conhecimentos, utilizando a linguagem audiovisual como forma de desenvolvimento do espírito crítico. A velocidade de informação gerou uma socialização da informação e uma nova forma de interação humana, homem-máquina partindo de uma nova forma de transmitir o conhecimento.

O professor atual não pode ser mais um informador, porque a informação vem do rádio, televisão, revistas, filmes, vídeos, computadores, jornais Etc. Não se admite mais um ambiente escolar feito para garantir um educando submisso ao professor, sem se indagar se o professor é um ator que mereça atenção, se suas “aulas” são de interesse de seus ouvidos.

A todo momento, os educando estão em permanente contato com os meios de comunicação de massa ( jornal,TV e rádio), ficando, portanto, bem mais informado que os professores, tão absorvidos pelas tarefas profissionais.

A mais ou menos uns dois ou três anos atrás (não me recordo bem ), trabalhei com meus alunos da EJA o programa do Ratinho para desenvolver o tema Ética na TV. Abriu-se um debate sobre qualidade do programa, a “ética” implícita no programa, onde pobres e nordestinos, gordos, negros e velhos são ridicularizados, e a mulher e seus atributos físicos como isca de consumo. Ver e analisar TV na escola é educar o olhar.

A Escola que não possui tecnologias modernas podem aproveitar o rádio, o jornal, a TV, o vídeo para estimular a aprendizagem, pois o jornal impresso quanto a televisão e o rádio servem de apoio para o trabalho com os temas transversais, ajuda o aluno a entender que sua leitura , os efeitos visuais e sonoros pode ser fonte de informação, de prazer e de conhecimento; e através deles pode-se discutir a questão da ética nas informações que transmite, nas versões que dão aos fatos.

Nenhum comentário: