sábado, junho 27, 2009

ATIV.2 REGISTRANDO AS PRÓPRIAS REFLEXÕES SOBRE O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

A sociedade se transformou, evoluiu e não apenas tecnológica, mas também de comportamento, pedagógica e até mesmo na administração do ensino. O trabalho docente sofreu profundas alterações nos últimos anos. Estas alterações obrigaram os professores a enxergar a própria profissão de maneira diferente. De certa maneira, embora o próprio governo tenha tomado iniciativas para melhorar o nível dos professores, os grandes agentes de transformação têm sido os próprios. A rotina vivida dentro da sala de aula tem levado os docentes a repensar métodos pedagógicos, instrumentos de ensino, uso de tecnologias e o relacionamento com os alunos.

O que será que a tecnologia oferece de novo?

O uso das novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas práticas pedagógicas, pois podemos com ela apenas vestir a velha prática com roupa nova, utilizá-la como um material pedagógico a mais em nossa aula. Entretanto, se considerarmos que o uso das novas tecnologias pode contribuir para novas práticas pedagógicas, tornando-se uma aliada do professor nas novas formas de interpretar e representar o conhecimento ela será bem vinda.

Os professores estão preparados para trabalhar com toda essa tecnologia?

Teremos que ser um novo profissional. Precisaremos ter competência instrumental (dominar a tecnologia e criar usos pedagógicos). A apropriação das tecnologias não deverá ser apenas como diz Moran para “ilustrar aquilo que já vínhamos fazendo.” Tendo domínio técnico-pedagógico nos permitiremos, nos próximos anos, modificar e inovar os processos de ensino e aprendizagem. Necessitamos de uma adequada formação docente que permita internalizar concepções teóricas que tanto potencializem a aprendizagem mediada pelas TIC, como criticá-las naquilo que limitam a razão e a consciência, ajudando a ultrapassar o modelo de ensino tradicional.

Nenhum comentário: