domingo, junho 28, 2009

O QUE É HIPERTEXTO?

ATIVIDADE 2.2B



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Texto que inclui links para outras páginas na Web. Através dos links você pode "saltar" facilmente de uma página para outra.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u462348.shtml
Documentos (textos) com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema.
http://www.paytv.com.br/mercado/glossario/h.htm
termo que designa um documento elaborado de forma a que possa ser lido de modo não linear, através da ativação de uma das ligações nele incorporadas.
http://users.skynet.be/penso.logo.encontro/glossario.htm

A utilização mais corrente deste termo é o de ligar o texto das páginas na web com informação relacionada, por meio da hiperligação (hiperlinks,). Clicar numa hiperligação tem por efeito dar ordem ao computador de ir buscar essa informação e a apresentar no navegador (browser). http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Segundo RAMAL, hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto.
A linearidade dará lugar ao hipertextual, ao móvel e flexível. É neste momento que apresentamos a estrutura do hipertexto como sendo a mediação para a produção de conhecimento implicando em novas formas de ler, escrever e aprender.
hipertexto :é uma página onde as informações são obtidas de uma maneira não seqüencial, ligados por links que oferece múltiplos caminhos de leitura.
Segundo SILVA as salas de aulas estão cada vez menos atrativas e os alunos cada vez menos interessados quanto ao seu modo clássico baseado na transmissão de “conhecimentos” para a memorização e reprodução. O professore não sabe interagir com os alunos de forma criativa. Sites de informações, de cultura, comércio, promoções e de pesquisa podem tornar-se também espaços de aprendizagem. Para isso, o professor terá que conceber uma situação de trabalho que possa ajudar o aluno em sua tarefa – as WebQuests.

Elizabeth Regina Demarco

Nenhum comentário: