sábado, junho 27, 2009

UN.1 Ativ.1_ Quem Sou Eu como Professor e Aprendiz

Responder claramente a esta pergunta exige reflexão. Como cidadã sou uma pessoa que ao longo de minha trajetória busquei sempre conhecer e lutar por meus direitos e estendê-lo aos outros. Por quê? Além de cidadã sou educadora. A educadora Elizabeth busca muito mais que ensinar, e para isso é imprescindível viver a cidadania dentro e fora da sala de aula. Precisamos ter a consciência límpida e madura do papel que devemos ter diante dos educandos e da família e de toda a comunidade onde a escola está inserida.
Fazer uma análise do meu perfil como educador? Hum!!!! Sou uma professora aberta às inovações. Mas nem sempre foi assim. A minha história como educadora iniciou em 1975 e foi um longo aprendizado até perceber que precisava mudar de atitude frente a esse novo aluno e essa sociedade. Busco constantemente modificar minha postura frente aos problemas de aprendizagem dos meus alunos, procurando tratar cada um como sendo único, respeitando sua individualidade, ajudando-os a perceber a importância de estarem aprendendo algo para utilizar em sua vida. Não deixo de também colocar-me junto ao aluno como professor-ensinante e professor-aprendiz. Por quê? Conforme Moram “Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante olharmo-nos os que somos profissionais do ensino como sujeitos e objetos também de aprendizagem. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a nossa forma de ensinar”.
Quais são as conseqüências? Se aprendo mais, de verdade, se incorporo a aprendizagem para o outro à aprendizagem também para mim, evoluirei mais rapidamente, entenderei melhor os mecanismos de aprender, as dificuldades, os conflitos pessoais e os dos meus alunos. Se eu aprendo mais e melhor, só me falta pensar como encontrar o caminho para comunicar-me com os alunos, como ser mediados entre onde me encontro e onde eles se encontram.
Numa sociedade como a nossa, com tantas mudanças, rapidez de informações e desestruturação de certezas, procuro buscar formas variadas de ensinar. Cerco-me das várias mídias que estejam ao meu dispor (radio, impresso, TV, informática) para que os alunos tenham contato com os recursos existentes e relacionar as aulas com o cotidiano que encontrarão no mercado de trabalho.
Segundo Erich Fromm, “O querer de todo o ser humano é a auto-realização, a busca de plenitude humana.” Eu busquei a minha através da minha profissão-professora.

Nenhum comentário: