domingo, junho 28, 2009


ATIVIDADE 2.7 – O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

O Projeto Informática Educativa: Conscientização fiscal como exercício de cidadania foi elaborado, ainda que de forma simples, acreditando-se sempre no grande potencial de nossos alunos, e que de alguma forma viesse de encontro as suas necessidades e interesses.
E foi bem assim com este projeto. A partir do momento que eles se sentiram capazes de participar e conscientizados da importância de estarem desenvolvendo atividades significativas como: participar, refletir e acompanhar as ações concretas dos órgãos públicos, reconhecer que o tributo é a contribuição de todos para a construção de uma sociedade mais justa, o que só será possível com o controle popular do gasto público, houve mudança de postura, motivação para estarem na escola e maior interesse pelas disciplinas.
Graças ao comprometimento dos professores e alunos registramos importantes conquistas dos alunos como vivenciar suas experiências no laboratório de informática, elaborando textos, criando Slogans, criando blog (http://ejapinheiro.blogspot.com/) refletido, discutindo e questionando sobre a arrecadação de cada imposto, e sobre a importância da arrecadação de cupons e das notas fiscais.
Orientar e observar os alunos durante as atividades foi um aprendizado constante. Apesar das dificuldades de alguns notamos o empenho e a superação no decorrer das atividades.
Estas experiências além de estarem atingindo os objetivos propostos no projeto têm resgatado e desenvolvido a autoestima de alunos através de uma boa proposta de trabalho.
Perceber o encantamento dos alunos frente às novas possibilidades de aprendizagem, antes desconhecidas, foi significativo para os professores. É importante notarmos que muitas atividades como: escrever um pequeno texto, pesquisar em sites, ver um vídeo ou ler o comentário no blog de um colega é muito importante para eles.
Ser autor de uma frase e seu nome estar presente em uma página da internet, é sem dúvida muito gratificante para os alunos e professores. Saber que muitas pessoas podem acessar e compartilhar com as idéias é interessante e surpreendente para alguns.
As disciplinas envolvidas no projeto foram: Língua Portuguesa e História. As três professoras desenvolveram o mesmo papel (orientando e conduzindo o desenvolvimento do projeto). Para os alunos, o projeto, foi uma experiência diferente, pois eles saíram do ambiente de sala de aula deles para o laboratório de informática. Apesar de 50% da turma nunca ter utilizado o computador, as competências e os conhecimentos foram atingidos. Os alunos ajudaram uns aos outros e aprenderam a pesquisar e utilizar o hipertexto na Internet.
Os alunos sentiram dificuldades para postar comentários no Blog criado para as duas Turmas da Etapa 4 da EJA, pois a maioria dos alunos não tinha endereço eletrônico, porém com orientação das professoras eles criaram seus endereços eletrônicos e conseguiram escrever e enviar. A experiência de criar um e-mail foi marcante. Mesmo sem ter computador em casa, os alunos podem acessar seu e-mail na escola e trocar idéias com colegas. Acreditamos que oportunizar aos alunos da EJA, atividades diversificadas na sala de informática, tem contribuído para o desenvolvimento de novas habilidades.
Os alunos gostaram tanto que pediram para que a atividade fosse repetida toda semana.
Através dessa atividade os alunos perceberam que o computador não é usado apenas para jogos, mas a internet torna possível a pesquisa em tempo real, e que, a mesma deve ser feita alternada aos livros, indispensáveis no processo ensino aprendizagem.
Concluímos que o uso da Internet serve como um grande motivador para qualquer aula. Os alunos pesquisaram os sites sugeridos e desenvolveram habilidades como: identificar a diferença entre criar um texto no computador e o texto escrito manualmente.
No Blog http://edemarco.blogspot.com/ criado pela Profª. Elizabeth Demarco com o Objetivo de registrar os trabalhos dos alunos e professores da Escola Pinheiro Machado encontra-se algumas experiências no laboratório com os alunos.

BIBLIOGRAFIAS UTILIZADAS NOS TRABALHOS REALIZADOS

http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/docs/revista.pdf
http://www.portalzinho.cgu.gov.br/
http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/
http://www.wikipedia.com/

FOTOS DO TRABALHO NO LABORATÓRIO

Nenhum comentário: