quarta-feira, dezembro 16, 2009

ATIVIDADE 4.6 - RELATO DO PROJETO DE TRABALHO

ATIV. 4-6 “RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO”
Tema do Projeto: Homem X Mulher
O Projeto partiu de um bate papo em uma aula de Formação Religiosa sobre o comportamento dos homens em relação às mulheres. Havia saído no jornal da cidade uma noticia sobre o assassinato de uma mulher a facadas pelo companheiro. O motivo era ciúme. O tema desenrolou-se em torno do que os homens pensam sobre traição e as mulheres do porquê da discriminação dos homens em relação as mulheres e a o fato de quererem ser livres, independentes. Falou-se sobre o machismo. Algumas meninas disseram que os homens são machistas por que as mães o fazem ser assim pelo comportamento e atitudes das mães. Ex. Não deixar um filho lavar a louça, passar roupa, cozinhar etc. e aí por diante. Acreditando sempre no grande potencial de nossos alunos, e como o tema vinha de encontro aos seus interesses, montar o projeto após esse debate foi fácil.
As atividades foram desenvolvidas com alunos dos 8º anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado. Após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto foram divididos em grupo de cinco para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização as atividades postadas no blog http://edemarco.blogspot.com sobre o tema “Homens X Mulheres”. O presente tema provocou discussões e polêmica de ambas as partes. Com o intuito de incentivá-los a aprofundarem o assunto sugeri que postassem comentários no blog dando a sua opinião sobre o tema (estão postados no blog). A atitude dos alunos em relação o trabalho foi gratificante, pois verificamos o empenho e o interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Alguns alunos sentiram dificuldades para postar comentários no Blog, pois tiveram que criar um endereço eletrônico, porém com orientação das professoras de Ensino Religioso e a Professora do Laboratório de Informática criaram seus endereços eletrônicos e conseguiram escrever e enviar. A experiência de criar um e-mail foi marcante. Mesmo sem ter computador em casa, os alunos podem acessar seu e-mail na escola e trocar idéias com colegas.
Temos apenas dez máquinas no Laboratório, e com isso à postagem provocou um pouco de tumulto, pois cada um queria expor sua idéia em relação ao tema.
Após a aula no laboratório de informática, na aula seguinte, reuniram-se os grupos para construírem o trabalho. O que fariam e como fariam. Pedi que para culminar o trabalho deveriam criar um texto ou entrevistar pessoas do sexo oposto de diferentes idades, elaborar um roteiro de uma peça teatral ( podiam basear-se no vídeo assistido) sobre a temática trabalhada em aula, de maneira que pudessem traduzir o que puderam refletir sobre o tema e se posicionem sobre a igualdade entre os sexos e se eles vislumbram o dia em que ela será atingida. O texto poderia ser apresentado oralmente (em formato de um telejornal, Telenovela, Entrevista gravada com uma máquina digital ou celular ou filmadora, desde que em que pudessem registrar o pensamento das pessoas e ser editada e apresentada na TV aos colegas, ou uma peça de teatro, por exemplo) pelos alunos em sala de aula, de forma a ser trabalhado a oralidade e também a socialização da informação com todos. O objetivo foi atingido, pois concluíram que somos diferentes em gênero, mas não somos desiguais, pois ambos possuímos capacidade de criar, trabalhar com competência em qualquer área de conhecimento ou profissão. Na quarta aula houve a apresentação dos trabalhos. Alguns apresentaram artigos, em sua maioria fizeram entrevistas, apenas dois grupos, um de cada turma fez uma pequena encenação do assunto. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram: o computador (editar as entrevistas) e a internet como fonte de pesquisa, a máquina digital para filmar as entrevistas.
Alguns trabalhos serão postados no blog http://edemarco.blogspot.com

Nenhum comentário: