quarta-feira, dezembro 16, 2009

ATIVIDADE 5 - PLANO DE AULA

UNIDADE 4-ATIV. 4.5 – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS

PLANO DE AULA

Autor: Elizabeth Regina Demarco Instituição: E.M.E.F.Pinheiro Machado

Co-autores: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Estrutura Curricular: Pluralismo Cultural

Tipo de Pesquisa: Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final regular

Componente curricular: Orientação sexual

Tema: Homens X mulheres (relação de gênero)

Dados da aula:

1ª Atividade: Inicia-se a aula no laboratório de informática assistindo um

Vídeo no youtube com tema homens x mulher

http://www.youtube.com/watch?v=poiZ6ZGKEdw&feature=player_embedded. Incentivar um debate sobre o comportamento do homem e da mulher. Ao olhar o vídeo quais os aspectos tratados? Vocês acham que os homens e as mulheres são diferentes? Os homens são tratados de forma diferente das mulheres na sociedade? Por quê?

2ª Atividade: Comentar com os alunos que a feminilidade, na cultura brasileira, é associada ao âmbito doméstico (cuidar da casa e dos filhos), à fragilidade e à vaidade. Dessa forma, mulheres são, em geral, pensadas como boas professoras (pois saberiam cuidar melhor de crianças), mas péssimas executivas (pois não seriam tão competitivas) ou policiais (por conta de uma suposta fragilidade física). Ainda hoje é motivo de espanto ver mulheres executando tarefas tradicionalmente masculinas, como lutar no exército ou dirigir táxis e ônibus.

Os alunos deverão observar as fotos postadas no blog http://edemarco.blogspot.com/ Uma de um homem lavando louça e a outra de uma mulher cozinhando. Deverão postar comentários no Blog sobre as seguintes perguntas:

As figuras representam a igualdade de funções? É sempre assim?

• O comportamento da sociedade atual é assim? Ou diferente?

• É comum um homem lavando a louça? É comum uma mulher cozinhando?

• O que vocês acham disso? Foi sempre assim?

3ª Atividade: Comente com a turma que, com base nas teorias sobre gênero, cientistas sociais mostram que associamos determinados corpos (machos ou fêmeos) a diferentes comportamentos e sentidos culturais. Homens e mulheres são, por isso, pensados como intrinsecamente diferentes em termos de suas características, desejos, capacidades e habilidades. Ainda que, na vida real, tais diferenças sejam bem menos marcadas. Afinal, homens e mulheres exercem todo tipo de atividade e, desde o surgimento do feminismo, cada vez mais mulheres participam ativamente da esfera pública, antes restrita aos homens. Hoje, mulheres participam da política com grande destaque (elas ocupam a presidência no Chile, na Argentina, na Índia, na Finlândia e na Irlanda, por exemplo) e lideram poderosos conglomerados. Ainda assim, idéias sobre feminilidade não mudaram tanto quanto poderíamos imaginar, como mostra a revista VEJA na Sala de Aula de 31 de agosto de 2009 http://veja.abril.com.br/saladeaula/310809/para-onde-foi-o-feminismo.shtml

4ª atividade: a fim de concluirmos às atividades realizadas em aulas, os alunos (em grupos de quatro) deverão criar um texto ou entrevistar pessoas do sexo oposto de diferentes idades, elaborar um roteiro de uma peça teatral ( podem basear-se no vídeo assistido) sobre a temática trabalhada em aula, de maneira que consigam traduzir o que puderam refletir sobre a mesma e se posicionem sobre a igualdade entre os sexos e se eles vislumbram o dia em que ela será atingida. Este texto será apresentado oralmente (em formato de um telejornal, Telenovela, Entrevista gravada em uma máquina digital que deverá ser editada e apresentada na TV aos colegas, ou uma peça de teatro, por exemplo) pelos alunos em sala de aula, de forma a ser trabalhado a oralidade e também a socialização da informação com todos.

Duração das atividades: 04 aulas

Conhecimentos prévios: Ter conhecimentos prévios de informática de edição de filmes para passar na TV.

Estratégia e recursos da aula: Explanação das atividades propostas e dos objetivos da aula, dividir a turma em grupos, distribuição do tempo para cada atividade, proporcionar acesso a internet e informar sites para pesquisa, organização das produções e explanação das informações pelos alunos.

Recursos educacionais adicionais na aula: Internet, gravuras, Máquina digital para gravar as entrevistas.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo através da observação, do empenho individual e coletivo de cada aluno e pelas produções e socialização das informações.

Sites para pesquisa:

http://www.revistadatribuna.com.br/a_edicoes/revista_02_09/capa.htm

http://blog.cronicanet.com.br/profissoes-femininas/

Nenhum comentário: