quarta-feira, dezembro 16, 2009

Unidade 4-atividade 7 conceitos e currículos

Unidade 4-atividade 7 conceitos e currículos


Desafios e possibilidades de integração de tecnologias ao currículo

Idéias principais do Texto
“Sejam quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração entre tecnologias e currículo, hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.”

“Estudos sobre o uso das tecnologias na educação, investigam a integração entre tecnologias e desenvolvimento curricular.”

“a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”

“... a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.”

“Com esta integração, a sala de aula é transformada em um laboratório, gerando experiências de ensino e de aprendizagem ativa.”
“a adoção de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias para proporcionar a integração de diferentes mídias ao currículo, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno. “
“Os resultados podem ser analisados, observando os registros digitais e suas produções.”

“Quando se desenvolvem trabalhos com projetos, as tecnologias constituem o suporte à sua realização.”

“No processo de integração de tecnologias ao currículo, há uma produção colaborativa de conhecimentos, gerando aprendizagem e desenvolvimento do currículo.”




Questionamentos da página 22:


1 – O que é currículo?

Currículo não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. “São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas”.
“Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida”.


2 – Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, com destaque para a facilidade no acesso de informações, que ampliam o universo do currículo. O professor quando tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza, as TICs constituem-se ferramentas com grande potencial para as mudanças na sala de aula, no ensino e na gestão, redimensionando o papel do escola e do professor.
3 – Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
A integração entre tecnologia e o currículo escolar ainda é uma experiência que não conseguiu mobilizar o sistema educacional como um todo. Essa integração é mais presente na rede particular de ensino. Nessa perspectiva, fazem-se necessárias políticas educacionais que possibilitem o aparelhamento das escolas públicas a fim de que se possa ao menos melhorar essa integração tecnologia e currículo educacional na rede pública.
A integração das tecnologias podem trazer contribuição ao currículo a medida que o professor conheça as tecnologias, (não é preciso grande competência na área de informática), mas que tenha clareza do uso dos objetivos, de sua área de atuação para a utilização das tecnologias com seus alunos na sala de aula.

4 – Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

O desenvolvimento de projetos tem que ser pensando na direção do aluno, pois o efeito positivo da integração da tecnologia só é visível quando os professores utilizarem com os alunos novos formalismos para tratar e representar a informação, apoiar os alunos a construir conhecimento significativo, para desenvolver projetos integrando criativamente as tecnologias no currículo. Os projetos e as tecnologias quando caminham juntas favorecem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente quando temos alunos que tem as tecnologias integradas ao seu dia a dia.

Nenhum comentário: