quarta-feira, dezembro 16, 2009

Unidade 4- Atividade 4 – Experiências com Integração de tecnologias ao currículo

Unidade 4- Atividade 4 – Experiências com Integração de tecnologias ao currículo

Nas reuniões pedagógicas por disciplina foi socializada com todos os professores a experiência desenvolvida por alguns professores no projeto. Coordenado pela professora de religião, Elizabeth Regina Demarco cujo tema era Bulemia e Anorexia e a coordenadora do Laboratório de informática no turno da manhã Profª. Mirian Nogueira.

Síntese dos Grupos:

Grupo 1

1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa

2-Atividade envolvida: Produção de texto

3-Objetivos das atividades: desenvolver habilidades de produção textual

4-Conteúdos trabalhados: Temas sobre Bulemia e Anorexia

5-Tecnologias utilizadas: Office Word

6-Duração da atividade: 2 aulas (Uma para escrever e outra para digitar)

7-Conhecimentos adquiridos: Expressar-se através da criação te um texto sobre o tema.

8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão.

Grupo 2

1-Disciplina envolvida: matemática

2-Atividade envolvida: O calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) mostrando se o seu peso está adequado para sua altura.

3-Objetivos das atividades: calcular a massa corpórea.

4-Conteúdos trabalhados: operações básicas.

5-Duração da atividade: 1 aulas

6-Conhecimentos adquiridos: A importância que o peso fique na faixa de normalidade pois as pessoas com sobrepeso ou obesidade tem muito mais chance de terem outras doenças como diabetes, problemas do coração, pressão alta etc.

7-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar os limites de seu corpo

8-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro como forma de assimilação dos conhecimentos.


Grupo 3

1-Disciplina envolvida: história

2-Atividade envolvida: uma pesquisa na Internet sobre o padrão de beleza em outras sociedades e épocas.

3-Objetivos das atividades: Reconhecer os diversos padrões de beleza em outras sociedades e tempos.

4-Conteúdos trabalhados: Anorexia e Bulemia

5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.

6-Duração da atividade: 2 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas mídias

8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.

Grupo 4

1-Disciplina envolvida: ciências.

2-Atividade envolvida: a discussão sobre o que leva uma pessoa a ser gorda já no início da adolescência.

3-Objetivos das atividades: Identificar os riscos dos distúrbios alimentares resultantes da obediência aos padrões de beleza.

4-Conteúdos trabalhados: Dietas hipocalóricas diárias; Os medicamentos usados para combater a fome e que consequentemente agem no cérebro e causam dependência; Os medicamentos que diminuem a absorção de gordura, como o Xenical, provocam diarréia (com conseqüente perda de água) e impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem na gordura); O uso de alimentos light (de baixas calorias);

5-Tecnologias utilizadas: internet

6-Duração da atividade: 3 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: Conhecimento sobre as doenças do século

8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar-se como são e as outras pessoas independentes do seu corpo. Não descriminar.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

Grupo 5

1-Disciplina envolvida: Educação Física

2-Atividade envolvida: Debate

3-Objetivos das atividades: provocar um debate perguntando: como se trata um jovem gordo.

4-Conteúdos Conhecimento do Corpo Humano, reeducação alimentar, aumento de exercícios físicos,

5-Duração da atividade: 1 aulas

6-Conhecimentos adquiridos: os motivos pelos quais nos alimentamos.

7-Atitudes que os alunos aprenderam:

8-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

Grupo 6

1-Disciplina envolvida: Ensino Religioso

2-Atividade envolvida: leitura crítica das campanhas publicitárias

3-Objetivos das atividades: identificar o padrão de beleza disseminado pela mídia

4-Conteúdos trabalhados: capas de revistas que expresse de alguma forma um padrão de beleza.

5-Tecnologias utilizadas: internet, revistas sobre beleza.

6-Duração da atividade: 1 aulas

7-Conhecimentos adquiridos: Que a idéia de que felicidade, sucesso, saúde e apelo sexual não dependem do que o indivíduo aparenta.

8-Atitudes que os alunos aprenderam: respeitar as pessoas como são.

9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

Nenhum comentário: