quarta-feira, dezembro 16, 2009

SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS COM PROJETOS

Unidade 4 Atividade 3 – Socializando Experiências com Projetos

Professores envolvidos: Elizabeth Regina Demarco – Profª. de História e do laboratório de Informática – Professora de Religião -Profª. de Língua Portuguesa: Leonara – Profª. Ciência: Iusara - Profª. de Educação Física: Nelsie - Prof. de Matemática: Gleber

TÍTULO: BULEMIA E ANOREXIA,

JUSTIFICATIVA

Costumo levar revistas para que os alunos escolham temas para serem trabalhados em Ensino Religioso. Na verdade trabalhamos mais sobre temas que possam auxiliar a formação étnica e valores aos nossos alunos.

O presente trabalho originou-se de uma reportagem que saiu na revista Veja Edição 1653, 14 de junho de 2000. “Magras que doem”. Fala sobre as consequencias da bulemia. Sobre o padrão de comportamento da mídia em relação a beleza. “Temos de exigir que a mídia reflita a variedade e celebre as diferenças entre as mulheres, em vez de se ater a uma única imagem”.

Moda e saúde poucas vezes trilham caminhos paralelos. E, no caso das modelos, o almejado padrão estético está na direção oposta à dos mais básicos preceitos para uma vida saudável. Ao fazer esse alerta, a Revista VEJA mostra números que, embora ainda não sejam alarmantes, indicam uma perigosa tendência para a juventude, principalmente no caso das mulheres, as maiores vítimas da anorexia. Considerando os riscos desse distúrbio alimentar, resolvemos fazer uma trabalho com os alunos do 8º ano e eles deverão pesquisar na internet o que puderem sobre bulemia e anorexia para concluírem o quão são relativos os conceitos de beleza, quando comparados aos de um organismo sadio. Após deverão fazer um filme no Movie Maker e apresentar a turma no data show e ou criar e postar no site da escola os trabalhos.


OBJETIVOS

Identificar os riscos dos distúrbios alimentares resultantes da obediência aos padrões de beleza.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Português, Ciências, Ensino Religioso; Matemática, História e Educação Física.


DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

1. A primeira atividade é conversar com os alunos e pedir uma boa definição de estar saudável. Segundo um documento de 1946 da Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de "um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou moléstia". Esclareça para a turma que a saúde não é obtida só pelo combate às doenças ou com a melhoria dos procedimentos médicos. Ela não é um fenômeno isolado, mas um estado que considera o indivíduo em seu contexto social, econômico e ambiental.

2. A segunda parte do trabalho é fazer um levantamento dos hábitos dos alunos. Cada um deverá analisar se o seu estilo de vida é muito ou pouco saudável.

3. Será proposta uma tarefa que pode ser bem divertida, mas que poderá provocar tumulto. A turma deverá fazer uma lista das pessoas que consideram bonitas e "gostosas", justificando a escolha. Depois, deverão estabelecer algum padrão de beleza, nos traços fisionômicos e nas proporções do corpo. Destacar as diferenças das preferências pessoais e mostrar que o diferente é apenas isso - diferente -, não melhor ou pior.

4. O professor de Educação Física provocará um debate perguntando: como se trata um jovem gordo? As respostas devem girar em torno de reeducação alimentar, aumento de exercícios físicos, medicamentos para diminuir o apetite (anorexígenos) e ansiolíticos, bem como apoio psicológico e familiar e, em casos de problemas hormonais, medicação específica.

5. Discutir com os alunos qual pode e deve ser a ação da família, principalmente dos pais. Quem é gordo, afinal? O professor de Matemática deverá convidar a turma a analisar o índice de massa corpórea (IMC) de cada um - o peso dividido pelo quadrado da altura. Eles não precisam divulgar os resultados. Reforçar a idéia de que saúde é estar na faixa normal e que o IMC é apenas uma estimativa - não leva em consideração o tipo físico da pessoa. Como exemplo, sugerir uma comparação com as medidas de Mike Tyson, em 1999: 1,81 metros de altura e 101 quilos. Ele seria considerado um homem obeso?

6. Um trabalho interessante é fazer uma leitura crítica das campanhas publicitárias. O professor de Religião poderá levar capas de revistas que expresse de alguma forma um padrão de beleza. A partir destas imagens, solicitar que os alunos, separados em grupos de meninas e meninos, identifiquem quais as características comuns encontradas nas pessoas expostas nas capas. Meninos devem descrever características masculinas e meninas, características femininas. O objetivo é identificar o padrão de beleza disseminado pela mídia Elas vendem a idéia de que felicidade, sucesso, saúde e apelo sexual dependem do que o indivíduo aparenta. Vale destacar que a indústria da dieta movimenta 50 bilhões de dólares por ano, só nos Estados Unidos.

No Laboratório de Informática

7. A professora de ciências deverá levantar a discussão sobre o que leva uma pessoa a ser gorda já no início da adolescência. Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Devem aparecer os seguintes tópicos: excesso de alimentos falta de atividade física, ansiedade e outros distúrbios de afetividade, tendência familiar, problemas hormonais (excesso de insulina ou cortisol e hipotireoidismo), alterações no crescimento. Alertar que, quanto mais tarde se tomar uma atitude, mais difícil será combater o problema e maior o risco de surgir os diabetes.

. Também deverão analisar as seguintes informações na internet:

§ Dietas hipocalóricas diárias;

§ Os medicamentos usados para combater a fome e que consequentemente agem no cérebro e causam dependência;

§ Os medicamentos que diminuem a absorção de gordura, como o Xenical, provocam diarréia (com conseqüente perda de água) e impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem na gordura);

§ Existem dois tipos de anorexia: a restritiva e a do tipo bulímico - pesquisar sobre ambas;

§ O uso de alimentos light (de baixas calorias);

§ Os benefícios da ginástica;

8. A professora de história levará os alunos ao laboratório de informática onde deverão fazer também uma pesquisa na Internet sobre o padrão de beleza em outras sociedades e épocas. Será sugerido alguns sites de pesquisa (anexo). Em alguns lugares da Polinésia, a "gostosona" é a mulher gorda.

Após todas as informações colhidas através de pesquisas na internet deverão realizar um vídeo sobre anorexia e bulemia.

9. A pesquisa poderá ser realizada em grupos de cinco alunos e como forma de registro, sugere-se assim como a criação do filme em Movie Maker que cada grupo crie um blog ou inclua a atividade no blog da escola http://edemarco.blogspot.com.

LISTAGEM DE RECURSOS:

- Máquina digital ou filmadora

- Computador ( Movie Maker)

- Scanner

- Data show

- Revistas

PERÍODO DA ATIVIDADE:

Dois meses

COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS

- Ter conhecimento sobre computador e os Office Word e Excel.

- Saber usar o scanner e a máquina digital ou filmadora.

- Ter conhecimento sobre edição e produção de filmes no Movie Maker.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

O aluno (a) será avaliado pela apresentação do trabalho, pelo seu desempenho na atividade, pela criatividade e pelo filme produzido conforme solicitado.

Sites de Pesquisa:

http://veja.abril.com.br/140600/p_076.html

http://forum.portalsonic.com/index.php?showtopic=5129&mode=threaded&pid=124080

http://www.sobre.com.pt/beleza-feminina

http://www.bolsademulher.com/beleza/padroes_de_beleza-4177-1.html

http://padrao.debeleza.com.br/

http://avidapodesermaisleve.com.br/2009/10/feio-e-achar-se-feio/

Foi muito interessante observar os alunos na execução deste projeto. Como trabalho no laboratório de informática, sou professora de religião e de História pude observar bem a realização dos trabalhos.

Eles realmente se empenharam e levaram a tarefa a sério, visto que os alunos já tinham conhecimento dos programas necessários para realizá-lo, alcançando objetivo previsto, apresentando trabalhos bem elaborados, fazendo bom uso dos recursos utilizados.

É importante destacar que atividades em que os alunos devem criar, fazer uma produção para apresentar, utilizando recursos tecnológicos, proporcionam maior interesse e interação, utilizam melhor sua criatividade.

O trabalho teve êxito, por ser um assunto polêmico e que despertava curiosidade.
Através dessa atividade os alunos perceberam que pesquisar revistas e na internet não é apenas para ser usado para ver moda ou jogos, MSN, ou Orkut, a internet e as revistas torna possível a pesquisa em tempo real, e que, os mesmas são indispensáveis no processo ensino aprendizagem.

Concluímos que desenvolver atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos serve como um grande motivador para qualquer aula. Os alunos pesquisaram os sites sugeridos e desenvolveram habilidades como: Aprender a respeitar a opinião do outro, esperar a sua vez de falar, expressar-se por escrito criando textos no Word. Tabular dado da Massa corpórea, criar filmes em Movie Maker, gravar nas máquinas digital e muito mais.

No Blog http://edemarco.blogspot.com/ criado pela Profª. Elizabeth Demarco com o Objetivo de registrar os trabalhos dos alunos e professores da Escola Pinheiro Machado encontra-se algumas experiências no laboratório com os alunos.

Nenhum comentário: